sexta-feira, 8 de abril de 2011

Recomendação de filme: Janela Indiscreta (1954)

Estou feliz por poder finalmente fazer um post sobre o que eu realmente amo: filmes! \o/

E começarei com o pé direito, pois meu primeiro post será uma recomendação de filme de altíssimo nível. Estou falando de Janela Indiscreta, de 1954, do mestre Alfred Hitchcock:



Tá, você que nunca viu um filme do Hitchcock pelo menos deve ter ouvido falar que ele é conhecido por ser o mestre do suspense, não é? E também já sabe que ele é famoso por ter dirigido o filme Psicose, de 1960 (da famosa cena do chuveiro, a qual tem uma trilha sonora marcante). 

Esse aqui é o Hitchcock, pra quem não conhece:



Um velhinho simpático ele, não? Apesar da cara séria nesse poster. Atrás dele dá pra ver imagens de Psicose. Mas hoje não vamos falar desse filme, mas sim de Janela Indiscreta.

O protagonista do filme é o James Stewart:



Um dos melhores atores que já vi atuar. Sem contar que é um galã. Tem todo um charme que eu invejo. Um ar de intelectualidade, cavalheirismo. Stewart fez alguns outros filmes com o Hitchcock. O diretor deveria adorar a parceria com o cara aí de cima. Dos filmes de Hichcock, Stewart atuou também em Festim Diabólico (1948) (excelente), O homem que sabia demais (1956) e em Um corpo que cai (1958) (um dos melhores filmes que já vi na minha vida). Sem contar que fez inúmeros filmes na carreira, de variados gêneros.

Atuando ao lado dele, temos a lindíssima Grace Kelly: 



Dotada de um rosto perfeito, um corpo perfeito e com uma feminilidade sedutora. Também fez outros filmes com o Hitchcock, como o interessante Disque M para matar (também de 1954) e Ladrão de casaca (1955) (filme que ainda não vi).

............

Tá, mas sobre o que é o filme, afinal? Por que o título é Janela Indiscreta?

A história é simples. Se trata de um fotógrafo profissional chamado L.B. Jeffries (ou melhor, Jeff), que quebra a perna e fica confinado em seu apartamento em Nova Iorque. Entediado, pois mal consegue se movimentar, fica próximo à sua janela observando a vizinhança. 


E o lugar aonde mora é realmente muito interessante de se observar. A gente fica prestando atenção nos detalhes. Confesso que eu mesmo fiquei com tanta vontade de viver ali; a vizinhança tem pessoas realmente muito interessantes. Ao final do filme já dá uma certa saudade. 



O clima do filme foge um pouco do suspense no começo. Mostra mais a personalidade do Jeff, que é um piadista bonachão. Tem um jeito ranzinza bem simpático. Dá pra ver que ele está inconformado com sua situação. O tédio não faz bem a ninguém mesmo. Por isso, fica obcecado com a vizinhança. A máquina fotográfica o ajuda a ver todos os detalhes do cotidiano de seus vizinhos: a mulher solitária e pseudo-suicida; o cachorrinho do casal apaixonado que sempre dorme na varanda; o pianista que sempre faz festas para tocar para seus amigos; a bailarina feliz; e o casal que vive discutindo. 

Hummmm, interessante... Um casal que vive discutindo... Aqui a gente começa a perceber a sutileza de Hitchcock na questão do suspense. Justamente esse casal que vai começar a chamar a atenção do Jeff. Isso porque de repente a esposa do sujeito sem mais nem menos desaparece. Sem contar que em uma noite de grande tempestade o nosso amigo observa o marido indo e voltando sei lá de onde. Ou seja, ele começa a suspeitar do cara. Será que matou a esposa? 


Ele conta suas teorias para a empregada, uma mulher muito engraçada e ranzinza da mesma forma que ele. Também fala com sua noiva, a qual, primeiramente, não acredita nele. Ele está convicto que o tal sujeito deu um fim na esposa.

Tem outra coisa interessante com relação a sua noiva Lisa (Grace Kelly): ele não tem mais vontade de ficar com ela. Acha que é muito "mocinha da cidade", cheia das frescurinhas (que ele particularmente detesta). Pois o cara é um fotógrafo de campo, um aventureiro (por isso quebrou a perna). Não tem espaço pra frescuras... Não quer se amarrar em alguém assim. Liberdade é o seu lema. Mas será que o Lisa vai surpreendê-lo?

Com relação à sua teoria do vizinho assassino da esposa, Jeff chega a contar até para um amigo policial. Óbvio que o sujeito não vai dar atenção ao coitado. Todos acham que ele fica inventando coisas por não ter nada pra fazer. O tédio estaria mexendo com sua cabeça.

Mas será mesmo? Hehe

Vocês acham que nosso amigo Jeff está certo com relação ao seu vizinho? E será que ele vai acabar ficando com a Lisa, a patricinha da cidade grande?

Só vendo o filme mesmo pra saber! =)

Um última coisa: a trilha sonora e a fotografia da película são impecáveis, como em todos os filmes do Alfred Hitchcock. O roteiro é brilhante. Diálogos inteligentíssimos. Do meio pra frente o suspense pega a gente de um jeito que só assistindo mesmo pra saber. Cada acontecimento na vizinhança gera uma dúvida e um arrepio na espinha. O final é eletrizante...

Assistam!

Aqui vai o trailer (achei esse melhor que o original). Está em inglês e sem legenda (infelizmente):





Se quiserem fazer o download do filme, recomendo o excelente blog http://cinemacultura.blogspot.com

Ele tem vários filmes do Hitchcock e de outros cineastas clássicos. \o/


Para facilitar ainda mais, coloco aqui o link direto para o download em RMVB legendado:

http://www.megaupload.com/?d=3FUFOST2



Espero que baixem e assistam. É realmente um excelente filme! Também espero que tenham gostado da postagem. Fiz com muito carinho e dedicação! =)

Abraços e beijos a todos e até a próxima sexta com mais dicas de cinema e filmes! ^^


Beijos do Lê.

@le_cal


(Ps:. Agradecimento especial para a @lahfr_ , pois assisti com ela o filme e foi muito massa! Nós dois ficamos maravilhados com tudo. ) 

7 comentários:

  1. Foi uma dica bem interessante, Leandro. Tudo bem explicado sobre o filme, atores e opinião.

    Eu também fiquei com vontade de vê-lo. Acho que Gracy Kelly é uma das atrizes mais bonitas que existiram.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ah, adorei, e verdade
    vou até procurar o torrent pra baixar, porque a internet aqui não ajuda muito, se eu achar coloco aqui nos comentários (:

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem Lê ...
    Vou baixar o filme *-*


    Kisses

    @dayane_punkake

    ResponderExcluir
  4. Agora estou com mais vontade de ver "Um corpo que cai" rs.

    Então, sem mais comentários sobre "Janela Indiscreta", você já disse tudo, o filme é leve e instigante, diálogos de inteligência ímpar. Suspense que prende, atores incríveis... nunca vi nada igual. É isso aí, muito bem recomendado!

    Parabéns pelo post, Lê, ficou ótimo :)

    Lah

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o blog de vcs! Adoro esse filme. É um dos meus favoritos do Hitchcock junto com Festin Diabolico, Pássaros, Frenesi, entre tantos outros. Lembro de te-lo assistido varias vezes no corujão sem nunca enjoar, haha.
    Cara, tb tenho um blog de cinema, dá uma olhada e ve o que acha. Abracos!!
    Análise de Cena: http://analisedecena.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adoreeei o post *---* E agora estou com vontade de assistir esse filme! x)

    ResponderExcluir