quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conhecendo o Yoga

Boa noite!!

Hoje falarei um pouco do Yoga e os benefícios que podemos ter com a prática.
Yoga faz parte dos sistemas filosóficos da Índia, tendo como objetivo o autoconhecimento, mas tem a especial característica que é a sua prática! Muitas filosofias ficam apenas no plano mental, das idéias, já o Yoga busca trabalhar o conhecimento do corpo e da mente. Nesse contexto existem diversas técnicas como posturas, respirações, meditação que podem ser grandes auxiliares no relaxamento, combate ao estresse e na saúde da psique.

Yoga não é uma prática voltada para acrobatas ou pessoas com corpo elástico, mas para qualquer pessoa que queira conhecer-se e viver melhor! É muito comum nos envolvermos nos problemas e situações diárias e esquecermos de nos observar, principalmente a nossa respiração. Você já parou pra sentir apenas o ar entrando e saindo? Pois então, a respiração no Yoga é uma técnica poderosa, que produz benefícios imediatos.

Vamos começar por uma técnica bem simples, porém com grande eficácia, para que qualquer pessoa que nunca praticou consiga sentir um pouquinho do que é Yoga.




1) Deite-se de costas, no chão sobre um tapete ou na cama mesmo, coloque as mãos no abdômen e inspire e expire profundamente, sentindo o ar passar pelos pulmões e o abdômen aumentar e diminuir de tamanho. Para essa técnica é importante que a respiração seja nasal.

Geralmente trazemos a respiração para a parte superior, ou clavicular, um padrão que estimula o sistema nervoso simpático, responsável pelas reações de estresse, ansiedade, tensão muscular. Por outro lado, a respiração abdominal ativa o sistema nervoso parassimpático , responsável pelo relaxamento, pela tranquilidade. Por esse motivo o simples fato de respirar na região abdominal pode atenuar diversas tensões.

2) Comece a fazer uma contagem: 1inspirando, 2 expirando, 3 inspirando... até chegar até 10, depois conte regressivamente, seguindo essa sequencia por pelo menos 10 minutos. Caso a contagem até 10 seja muito fácil, você pode contar de 50 a 100, contando só os números pares, etc. o importante é manter a concentração no ar entrando e saindo com a movimentação abdominal.

E aí leitores, encaram o desafio??

Façam pelo menos uma vez e aí me contem o que aconteceu nos comentários!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário