sábado, 11 de junho de 2011

Blue Valentine (Namorados para Sempre)

Sim, estamos chegando no dia dos namorados. Como sempre, a TV, os cinemas, as rádios, os outdoors, os mercados, tudo vai remeter a essa data. Afinal, é preciso vender. Não só os produtos, mas a imagem de uma vida feliz a dois.

E Blue Valentine vai na contramão disso.


Com Ryan Gosling (Diário de uma paixão) e Michele Williams (Brokeback Mountain e A Ilha do Medo). As interpretações dos dois são excepcionais! Recomendo muito esse filme, pois ele nos faz refletir sobre muitas questõs acerca de relações amorosas. É possível ser feliz numa vida a dois? A resposta é: não. 

Ele tem um pouco daquele verso de Vinícius de Morais: "que seja eterno enquanto dure". 


Eu achei muito genial. Segue um esquema parecido com um livro que já li (que na verdade é uma peça de teatro) chamado "A Moratória". A peça se passava em dois tempos: o passado, quando uma família rica e dona de uma grande fazenda está para perdê-la por conta de dívidas; e o presente, quando a família já mora num apartamentozinho mixuruca e vive uma vida de cão... O autor da peça faz a gente ficar viajando nesses dois tempos e comparando as situações. E o desfecho tanto de um tempo quanto de outro são geniais e se complementam: no passado, o dia em que tiveram de deixar tudo para trás (perderam a fazenda); o presente, quando conseguiram a moratória e puderam, finalmente, ter a esperança de voltar a viver uma vida digna. 


É mais ou menos assim o roteiro de Blue Valentine: ele mostra o passado, quando o casal se conheceu; e o presente, quando estão casados e a vida se tornou uma verdadeira merda para os dois. 

Há uma metáfora no filme: os fogos de artifício. Eles aparecem em determinado momento quando fotos do casal apaixonado são mostradas. A cada relampejo uma foto. É a ideia de que a paixão é isso... um relampejo. É lindo no momento. É cintilante. Perfeito enquanto dura. Porém, ao fim dos fogos de artifício todos voltamos para a realidade dura e crua. 

Um verdadeiro soco no estômago!


E eu concordo com a ideia do filme.

O que vale é a experiência. O que vale é curtir o momento. Não é? Também acho que deve ser eterno e lindo enquanto durar... Mas nada além disso.




Segue o trailer:







Espero que tenham gostado. Beijos do Lê!

@le_cal

Um comentário:

  1. Awwwww '-' Adorei a indicação, Lê. Só me fez ter mais vontade de ver o filme!!!

    ResponderExcluir