Não é de hoje que os nerds existem. Até porque todos nós que mexemos com internet e computadores somos um pouquinho. Mas as coisas mudaram nos novos tempos. A sociedade está tão conectada no mundo virtual que hoje há uma espécie de orgulho e idolatria pela coisa. Nos anos 80 e 90 ser nerd era praticamente sinônimo de ser loser.Havia um certo estereótipo: o cara fracote, socialmente fragilizado, nada atraente, mas inteligente e com aquele visual marcado pelos óculos e rosto cheio de espinhas.
Contudo, o estereótipo praticamente sumiu nos novos tempos. Inclusive, lançaram uma nova palavra para definir o novo nerd: geek. Geeks seriam os mesmos nerds evoluídos (como se fossem um pokémon mesmo rs). Eles não são mais seres isolados da sociedade... São inteligentes sim, mexem com computadores, podem até usar óculos e tudo mais, mas eles bebem, pegam mulheres, viajam, fazem loucuras e agem como qualquer outro jovem não-nerd.
E por isso viraram uma mania mundial. São um novo estilo. E o capitalismo não é bobo, ele tem que se adequar à realidade sempre. O impacto no campo da cultura pop reflete na economia. E a cada dia novos produtos são lançados visando esse público consumidor.
E o impacto está presente na TV e no cinema. Poderia falar aqui das séries de televisão como The Big Bang Theory, The Gossip Girl, Glee, entre outras, mas vou focar o post na questão do cinema.
Como exemplo de produção nacional temos As melhores coisas do mundo e Os famosos e os duendes da morte.
Recomendo muitíssimo esses dois filmes. São feitos sob medida para os jovens refletirem sobre a nova realidade que os cerca. Tratam de diversas questões sociais, emocionais, e por aí vai. E trazem como protagonistas jovens nerds que vivem cercados de problemas desse novo momento proporcionado pelo avanço das tecnologias digitais e da internet 2.0.
E quanto ao cinema internacional?
Tanta coisa tem surgido que é até difícil saber por onde começar.
Mas posso citar por primeiro o famosíssimo A Rede Social, vencedor de diversos prêmios internacionais, incluindo o Oscar e o Globo de Ouro.
Esse filmaço do David Fincher (fiz um texto sobre ele nesse blog e você pode conferir aqui) traz como protagonista Mark Zuckerberg, o criador do facebook. Nem preciso falar muito desse filme pois muita gente já o assistiu ou vai assistí-lo em breve. Só preciso mencionar que ele é praticamente uma representação da imagem do jovem nerd da nova era digital. Zuckerberg é um ícone nesse sentido.
Mas vamos citar outros filmes.
Kick-Ass:
Kick-Ass:
Que filme divertido e gostoso de assistir!
E ainda traz como co-protagonista uma atriz que eu adoro: Chloe Moretz (Ela vai ganhar Oscar logo logo, podem anotar).
Ela faz a Hit Girl.
Zumbilândia.
Filme que renovou o gênero zumbi nos cinemas. E traz Jesse Eisenberg no papel principal junto com Abigail Pequena Miss Sunshine Breslin. Muito humor negro com ação e aventura. Recomendo demais! Diversão garantida.
Star Trek:
A série mais nerd de todos os tempos se une com o cara mais nerd da atualidade: JJ Abrams. O que poderia acontecer? Um filmaço como Star Trek. O filme renovou a franquia e tem tudo para se tornar um novo clássico. O que falar mais?
Por falar em JJ Abrams, logo está chegando um novo filme dele que vai bombar também: Super 8.
O cara está mergulhado na nova tendência da cultura pop. Além desses filmes, tem feito muito sucesso com Fringe, que começou a ganhar seus primeiros prêmios (merecidíssimos). O eterno criador de Lost virá com tudo nesse ano, pois vai lançar uma nova série chamada Alcatraz.
Mas não vim aqui pra falar de série, já disse!
Mas não vim aqui pra falar de série, já disse!
Scott Pilgrim contra o mundo:
Esse é SUPER nerd. Acho que nunca vi um filme tão nerd na minha vida. Tá certo que não gostei tanto dele quanto dos outros acima, mas ele tem tudo da nova tendência. A linguagem inteira do filme é voltada para esse público que apontei acima. Ora faz referência aos quadrinhos, ora aos games, ora a outros ícones da cultura pop nerd. Eu que sou um cara assumidamente exagerado e impulsivo e que gosto de coisas que fujam aos padrões achei o filme bem exagerado. Mas se quiser conferir uma coisa bem louca, assista! =D
Bem, é isso. Muito mais coisas nerds tem surgido por aí, só prestar atenção. Poderia citar muitos outros filmes, como Tron, Avatar, e por aí vai, mas não cabe aqui. Às vezes a referência está nas entrelinhas. Aí basta ficar atento pra notar. O mundo mudou mesmo e não tem volta. A culpa é da internet, essa coisa maravilhosa que transformou nossas vidas e transforma a cada dia.
Beijos e abraços do @le_cal !
BAZINGA!!!!!!!!!!!!!
=D
Huahauhauahuhaua. Alguns filmes que você relaciona eu já assisti. Gostei muito de Star Trek. Os nerds são bons no cinema ^^'
ResponderExcluirAbraço, Leandro.