quinta-feira, 9 de junho de 2011

A arte de comunicar-se


Boa noite pessoal!

Estou fazendo pós-graduação em Comunicação Empresarial e lá tenho estudado muitas coisas interessantes para o nosso dia a dia. Trago para vocês algumas palavras sobre "Falar em Público"

No tempo da escola, geralmente tínhamos receio de apresentar trabalhos, de falar para os colegas e professores. Porém, quando se entra no mundo do trabalho e principalmente quando se é um bom profissional sempre vai surgir uma oportunidade para dar uma palestra, um curso. e saber mostrar o conhecimento é algo muito importante, tão importante quanto sabê-lo.
Conseguir prender a atenção das pessoas com a fala interessante é o objeto da arte da Oratória. Compartilharei com vocês algumas dicas de MENDES e JUNQUEIRA (1999) para uma perfeita apresentação.

"1. Reveja o mito de que a arte de falar em público é um dom divino.
Poucas pessoas nasceram carismáticas, persuasivas e envolventes. Quem deseja se comunicar bem, deve buscar subsídios nos treinamentos e dedicar muito esforço pessoal para administrar os medos, traçar objetivos e estratégias, buscar conhecimentos e treinamentos que desenvolvem e aprimorem essa arte.

2. Não tenha medo do silêncio.
O silêncio funciona como sensível toque de recolher, para o ser humano se conhecer. É em silêncio que o ser humano tem a dimensão de seu valor e revela sua verdadeira imagem. A linguagem do silêncio nos dá as ferramentas para lidar com as emoções e efetivar uma interação mais profunda com a platéia.

3. Não se poupe.
Em suas apresentações procure estar presente integralmente, o tempo todo. Invista nas relações interpessoais: dê o melhor de si e busque o que o grupo tem de melhor. Chegue pra valer. Energia atrai energia! Transmita informações de maneira democrática, lúdica e inovadora. Faça-se presente com o coração, a mente e o espírito. Não dê motivos para a platéia questionar sua autoridade sobre o assunto e muito menos o seu profissionalismo. Esteja presente com inteligência e sensibilidade. Seja criativo, humano e empático."

MENDES, E. JUNQUEIRA, L.A.C. Comunicação sem medo - Um guia para você falar em público com segurança e naturalidade. 4 ed. São Paulo: Editora Gente, 1999.

Nos próximos posts continuarei colocando as dicas e também algumas experiências minhas falando em público.

Ótima noite para todos!!

Beijos!!
Flavi!

Um comentário:

  1. Hoje posso dizer que não tenho mais problema com isso. E é só a prática mesmo que faz a gente perder o medo de falar em público. Nossa, eu sei muito bem como é esse medo... Ficar com as mãos suando, com o corpo tremendo, gaguejar ao falar, piscar demasiadamente... Vixe!

    Hoje eu sei dominar um público. E é gostoso isso.

    Para entrar no mestrado eu tive que fazer uma entrevista cercado de uns 10 professores pós-doutores. Depois disso, nunca mais eu tive medo. rs

    Mas tem que se jogar. E observar os mestres. É isso.

    ResponderExcluir