quarta-feira, 29 de junho de 2011

Compartilhar!




Não é a toa que os grandes sites estão fornecendo ferramentas para que os internautas possam dividir aquilo que estão vendo na rede. Não é por acaso que podemos interagir com facilidade com a notícia. O motivo, caro amigo, é que somos nós quem fazemos a novidade se espalhar quando a dividimos. É um princípio antigo que ganha nova atenção: divide-se para multiplicar-se.

Semana passada, uma amiga indagou-me via facebook sobre meu livro Edissa. Perguntou-me sobre a razão ter alterado sensivelmente a história, posto que tinha lido parte do livro anterior. Sua indagação me fez refletir sobre compartilhar, já que foi o que fiz naquela época. Estava concebendo Edissa e já dividindo com meus amigos leitores o que produzia.

Sem querer, pude entender que o que fiz foi dividir a experiência de criar com aqueles que me acompanham. Como escritor consciente, quis trazer meus leitores para perto de mim quando estava criando. Isto pode ter gerado confusão, desapontamento e até mesmo indignação, já que estavam lendo algo ainda inconstante. Contudo, quis mesmo compartilhar com eles a feitura de uma história, mesmo que esta história fosse também para eles quando estivesse completa.

As vantagens de compartilhar, amigo, é que pude colher opiniões, perceber erros que meu ego me esconde. Percebo erros ainda e adoro quando podem ser descobertos. Nunca é tarde para repará-los e compartilhar é a ferramenta para descobri-los.

Outra amiga apontou-me erros de confusão em Edissa e também de digitação. Pude, graças a ela, achá-los e repará-los, não é incrível? Jovem amigo escritor recomendo que compartilhe sua história sempre que possível. Use a internet a seu favor; use os sites de leitura on line como o Novos Autores, Fóruns, Sites de Fanfics, Bookess e Issu para isso.

Descubra a mágica de ser sempre alguém em evolução; em movimento. Um desenho que nunca chega a ser arte final.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário