sexta-feira, 3 de junho de 2011

David Fincher - Um dos melhores diretores da atualidade


Um cara que já merecia ter ganho um Oscar de melhor diretor. Foi tão badalado nos últimos anos... Quem não segue muito os trabalhos dos diretores pode até ter pensado que ele era um novato. 


Porém, ele foi diretor de um dos filmes mais cults, mais elogiados da década de 90. Poucas pessoas nunca ouviram falar em Se7en (Os sete crimes capitais)(de 1995). 




Filme tenso... Totalmente. Morgan Freeman e Brad Pitt fazendo uma dupla perfeita. Assassinatos enigmáticos. Policiais com dramas familiares. E um final monstruoso. Seven marcou uma geração. Se não assistiu, assista. Um trabalho de direção primoroso. Filme perfeito mesmo. Fincher já deveria ter vencido o Oscar aqui.
Seu primeiro longa passou meio despercebido. Afinal, um terceiro filme da sério Alien não poderia chamar atenção. Ele nasceu um diretor "menor"... Poucos acreditavam nele. Mas aí chegou Seven e colocou o cara lá no topo!

Logo se criou uma expectativa. Como seria seu próximo trabalho? As pessoas queriam algo que lembrasse Seven. Muitos inclusive tentaram (e ainda tentam) copiar o estilão desse filme. Fincher tinha a obrigação de fazer algo parecido.

Mas ele nunca repetiu a fórmula. No máximo ele poderia enganar a todos, utilizando do marketing para que a gente acreditasse que o seu próximo filme seria igual Seven. Então veio o Vidas em Jogo (1997):



Um filme interessantíssimo. Traz Michael Douglas e Sean Penn nos papéis principais. Não adianta eu contar muito sobre o filme, pois qualquer detalhe que eu dê pode virar um spoiler gigantesco. Ele tem um final surpreendente... Sem contar que a história te prende do começo ao fim. Tem muita perseguição, risco de morte, ação, reviravoltas. Enfim, se Seven é caracterizado pelo seu clima de suspense lento, claustrofóbico, Vidas em Jogo é muito mais rápido e dinâmico. Só que não chega aos pés do primeiro grande filme de Fincher. 

Um ano depois começaram as especulações sobre o novo filme do diretor. Seria novamente uma pancada no estômago como fora Seven? 

Opa, Brad Pitt trabalhando com ele novamente? 


Hummmm, Edward Norton! Todo mundo ADORA o Edward Norton! Ele havia feito A outra história americana... Um filme bem badalado e polêmico. E ele havia feito Todos dizem "eu te amo", do Woody Allen... (Estou justificando o porquê de todo mundo ADORAR o Edward Norton rs).

Então lançaram o primeiro trailer... CARAMBA! Tenho que ver esse filme, manolo!!!

Todo mundo boquiaberto mesmo. Fincher é MESTRE quando se trata de um trailer bem produzido. De qual filme estou falando, afinal?

O ultra-cult-badalado-elogiado-idolatrado Clube da Luta!!!! (de 1999)







O que, você ainda não assistiu essa porra desse filme?




Você merece um soco. 


Não se trata de um filme de pancadaria. É ZUUUUUUUUUUUUPER filosófico. Crítico. Critica principalmente a sociedade consumista americana. O American Way of Life. Imagine um cidadão comum americano que já não está contente com sua vida. Ele só se fode com a mesmisse. Com as coisas idiotas da tv. Nada mais lhe agrada. Aí ele resolve montar um clube no qual todo mundo se arrebenta. Lá as pessoas vão gastar aquela energia acumulada. Estravasar a raiva acumulada por conta da sociedade escrota. Entrar em sintonia com a essência animal de cada um.

Não vou mais falar sobre esse filme. Assistam e verão! Recomendo muitíssimo! O filme deveria ter sido premiado em várias categorias... Mas como o Oscar é uma merda né. Mesmo não tendo vencido tantos prêmios, ficou marcado na história.

Então o David Fincher resolveu dar uma pausa nos seus filmes polêmicos e perturbadores e foi trabalhar com algo mais simples. Um filmezinho de ação desses que passam na Tela Quente. E não é que o cara foi bem até nisso?

Viram O Quarto do Pânico?



Duas palavras: ação e tensão. Ô filme tenso! E tem a Jodie Foster e a Kristen Stewart (era novinha e já bem fofinha).

Não tenho muito o que falar dele. É de ação com suspense e pronto. Passa direto na TV.

Quatro anos depois, Fincher lançou Zodíaco.


Pra mim é o pior filme dele. Foi "vendido" como o novo Se7en, mas é bem chatinho. Por ser uma história real, talvez. Conta a trajetória de um assassino em série que nunca foi encontrado. Então não adianta você assistir esse filme pensando que vai solucionar os enigmas, pois ninguém nunca solucionou nada na vida real. Não recomendo tanto esse filme aí, apesar do elenco ser bem interessante (Mark Ruffalo, Jake Gyllenhaal e Robert Downey Jr.). Tudo é um tanto quanto monótono nele. Tem gente que idolatra, mas não faço parte desse grupo.

Dois anos depois o diretor lançou O Curioso Caso de Benjamin Button (2008). 



O filme ganhou inúmeros prêmios. Só não venceu tudo no Oscar porque a academia quis pregar uma peça em todo mundo premiando Quem quer ser um milionário? Tá certo que esse é até um filminho legal do Danny Boyle, mas não era pra tanto. Pô, Brad Pitt e Cate Blanchett fizeram uma dupla encantadora... E tudo no filme é impecável. Talvez ele seja muito piegas em algumas partes... Exagerado em outras. Mas é uma história bem bonita. Tudo é muito bom mesmo: trilha sonora, fotografia, maquiagem, atuações, roteiro. Não entendo mesmo a academia. O Oscar estava NA MÃO do Fincher finalmente e ele não venceu. Perdeu para um filme que não é lá essas coisas. E a história iria se repetir... Muito antes do que todo mundo esperava.

E aconteceu com A Rede Social (2010).



Pobre David Fincher. Mais uma vez perdeu o Oscar para alguém que não merecia. Poxa, ele pegou um livro ruim demais, com uma história chatíssima, a qual tinha tudo para dar errado se fosse transformada em filme, e fez uma coisa tão brilhante como A Rede Social. Filme primoroso. Nada raso. Assim como Benjamin Button, impecável tecnicamente. Jesse Eisenberg incorporou o Mark Zuckerberg e recebeu inúmeras indicações em várias premiações de cinema. Venceu algumas. Não é só a história do Facebook, mas é a história da nossa "geração internet 2.0". A era da informação rápida, das conexões, dos nerds, dos geeks, do mundo virtual incorporado definitivamente no real. Zuckerberg é a imagem e semelhança de todo jovem conectado. A mentalidade desse jovem é explorada de todas as formas no filme. Se eu estivesse no lugar do criador do Facebook, agiria da mesma forma que ele. São novos tempos. A economia, a sociedade, a cultura, tudo deve se adaptar ao novo mundo tecnológico, digital, virtual. As relações sociais, os laços afetivos, TUDO mudou! Não existe vida fora da internet. Estamos conectados através dela, e não tem mais como escapar. Se não viesse o Zuckerberg e o Facebook, viriam outras pessoas e outras redes sociais. Ele é apenas um sujeito que representa os novos tempos, mas não é por causa dele que os tempos mudaram, sacou? Como todos nós, é uma vítima da nossa época e da nossa mentalidade.

Filosófico, não?

Demais. Se vencesse o Oscar de melhor filme ninguém teria reclamado. Na minha opinião, Cisne Negro merecia ainda mais vencer. Toy Story 3 ainda mais!! Mas O Discurso do Rei NÃO! Pelamordedeus!

Mas não vou entrar nessa discussão, pois é longa. O Oscar 2011 já passou e agora é hora da gente pensar nos novos filmes que vem por aí.

E o David Fincher tem um que vai chegar arrebentando mais uma vez.

Muita gente está fazendo cara feia para esse filme, mas eu aposto nele. O título do filme é "The Girl With The Dragon Tattoo". É baseado em um livro de uma série de um autor sueco.
E é por isso que o pessoal tem criticado. Já há um filme baseado nesse livro, e é recente (de 2009). Inclusive venceu prêmios internacionais (e é realmente MUITO BOM!).


O título em português dessa versão sueca de 2009 é: Os homens que não amavam as mulheres. Procurem e assistam, pois não vão se arrepender.


No entanto, o filme de Fincher parece que vai vir detonando. Eu acredito que será melhor do que o sueco. Dêem uma olhada no trailer da versão americana:



Eu achei muito bom o trailer. Fincher é mestre nisso, já disse!

Espero que finalmente ele vença o tão aguardado Oscar! 





Olha a Rooney Mara(vilhosa):




Não vejo a hora de estrear!



Bem, foi isso pessoal. Post Grande, pois na semana passada estava cansado por conta da mudança (é, me mudei!). Espero que tenham gostado. E assistam os filmes do David Fincher, pois sempre vale a pena!


Beijos do Lê

@le_cal

^^





3 comentários:

  1. gostei, Lê! texto informativo, leve e bem humorado.
    ah, achei essa mulé aí muito magrela. nem sou chegada em magricela =P

    ResponderExcluir
  2. Valeu!

    Pô, é que a personagem é assim e ela teve que se adequar ao papel. Mas ela é gostosíssima. =]

    ResponderExcluir
  3. Não tinha noção de quem estava por de trás dos filmes tão bons que você mencionou na postagem...

    Acho que o do Benjamim uma pérola. Uma história inovadora e original muito bem trabalhada.

    Abraços, Leandro.

    ResponderExcluir