sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tarantino - Um excelente diretor!

Esse é o cara!

Um dos melhores diretores da atualidade. Super inovador, audacioso, com estilo próprio. Ele também escreve seus próprios roteiros. Por isso podemos considerá-lo também um autor. Já ouvi falar que ele trabalhava numa locadora de filmes, o que o fez se apaixonar pelo universo cinematográfico. Mas não vou perder tempo falando da biografia do mestre, pois a Wikipedia está aí pra isso. 

Ele dirigiu os seguintes filmes:


  • 1987 - My Best Friend's Birthday


  • 1992 - Cães de aluguel


  • 1994 - Pulp Fiction - Tempo de violência


  • 1995 - Grande Hotel (segmento: O homem de Hollywood)


  • 1997 - Jackie Brown


  • 2003 - Kill Bill: Volume 1‎


  • 2004 - Kill Bill: Volume 2


  • 2005 - Sin City - A cidade do pecado (diretor convidado)


  • 2007 - À Prova de Morte (Grindhouse - Death Proof)


  • 2009 - Bastardos Inglórios




    Desses apenas não assisti My Best Friend's Birthday e À Prova de Morte. Dos que vi, são obrigatórios: Cães de Aluguel; Pulp Fiction;  Kill Bill 1 e 2; e Bastardos Inglórios.Cães de Aluguel é um filme de ação/máfia/(e humor negro) feito à base de diálogos praticamente. É muito bem construído e interessantíssimo. Quase tudo acontece num galpão abandonado utilizado pelos bandidos do filme. Ah, claro, anti-heróis estão presentes, como em toda obra dele!





  • É é incrível como você sente a ação, mesmo sem ela ocorrer realmente. Os diálogos fazem com que você imagine as coisas que supostamente aconteceram... É genial! E a todo momento o diretor mostra sua ironia, seu humor negro. As piadas são lançadas toda hora e dão um gostinho especial. As atuações também são um show à parte. A trilha sonora segue o estilo que Tarantino carrega até hoje: intensa e com grande personalidade. Você não consegue nunca imaginar uma outra trilha sonora para os filmes do Tarantino. Elas sempre se encaixam perfeitamente! E os roteiros do diretor nunca são lineares. Ele adora brincar com a cronologia. E é muito interessante quando você consegue entender toda a história mesmo ela sendo contada em partes "jogadas" no tempo. 

    Pulp Fiction é assim:


    Pra mim essa é a grande obra-prima do diretor. A película tem tudo o que Cães de Aluguel tinha e mais um pouco. A narrativa também não é linear, a violência está lá, as grandes atuações também... Uma Thurman impecável em seu papel. John Travolta renasceu das cinzas com esse filme! Bruce Willis também deixa sua marca, assim como o excelente Samuel L. Jackson. Realmente um grande elenco para um grande filme! O roteiro é perfeito, repleto de diálogos inteligentíssimos.

    Eu realmente amo esse filme e o recomendo MUITO! Mas preste atenção nas nuances... Nas sutilezas. Tente entender a mente do Tarantino e suas referências.

    Seus filmes misturam tudo o que há de mais característico na cultura pop da segunda metade do século XX. O diretor busca inspiração em Histórias em Quadrinhos, em filmes de faroeste (westerns), seriados antigos, filmes de artes marciais e samurais, filmes de gângasters, e por aí vai. É uma gama de referências realmente gigantesca e ele é um mestre em juntar tudo isso e colocar em suas películas. Genial!

    Kill Bill, por exemplo, é tudo isso aí que falei acima:


    Sou muito fã desse filme! Nele o diretor utiliza toda a sua loucura. Tarantino nos mostra um filme de gângsters que de repente se transforma numa história de samurai, para depois virar um western. E ainda depois ele se torna uma mistura de tudo isso. =)

    Aqui a gente não tem muitos diálogos, mas ação de todo tipo. Os poucos diálogos que existem são incríveis e muito bem colocados. Mas as imagens, as sequências, tudo é muito bem organizado. A trilha sonora também está lá firme e forte, como sempre. Ah, Uma Thurman nos mostra toda sua capacidade mais uma vez. Espero que ela ainda tenha disposição para atuar dessa maneira em Kill Bill 3 (que está por vir).

    E não sei como ele conseguiu imaginar a história da vingança de uma noiva dessa maneira. Tarantino realmente é foda! Não tenho outra forma de descrevê-lo melhor.

    Ele viaja e nos carrega para junto de suas viagens.

    Por exemplo, isso acontece em Bastardos Inglórios:


    E que viagem! Que filme! Vi no cinema, depois em DVD, depois na televisão. E não me canso nunca! Assim como todos os outros. Merecia muito ter vencido grande parte dos Oscars que disputou em 2010. Ele é muito melhor do que Avatar e Guerra ao Terror. No entanto, apenas Christoph Waltz levou a estatueta, pois fez uma atuação impecável e rouba totalmente a cena. O filme já valeria só pela atuação dele, com certeza. Contudo, é mais uma grande obra. Um filme feito por um Tarantino maduro, mas que não deixou de lado suas raízes. Ainda traz muito da insanidade, da violência, do humor negro, ironia, diálogos inteligentes. Tarantino adora os anti-heróis, como já foi dito. E Brad Pitty incorpora perfeitamente um deles... E o diretor brinca com a gente nos fazendo torcer por ele. E em muitas partes do filme nós ficamos torcendo para que os nazistas sejam realmente massacrados. É uma brincadeira com nossa violência animalesca que está enrustida na nossa pele de pessoas civilizadas. E tudo na película é tão divertido que a gente acaba esquecendo que o assunto é muito sério. Pô, Segunda Guerra, Nazismo, tudo isso é seríssimo. Mas o Tarantino dá o seu toque diferenciado à temática e nos carrega, como sempre, para seu mundinho onde tudo pode acontecer.

    Recomendo demais!!! Assistam e me contem depois. Aliás, assistam todos esses filmes aí. Talvez você acabe não gostando do estilo (como algumas pessoas que conheço). Mas pelo menos tente prestigiar uma das mentes mais geniais que já surgiram no campo do entretenimento. Quentin Tarantino merece o prestígio que tem, com toda certeza!



    Aqui vai um curta metragem feito pelo Selton Mello (que é super fã, assim como eu, do Tarantino). Assistam e entendam ainda um pouco mais sobre o diretor:






    A tese principal desse vídeo é a de que todos os roteiros do Tarantino até Kill Bill são um filme só! hehe!

    É um curta muito divertido. Assistam!



    Bem, espero que tenham gostado do post. 

    E o que estão esperando, vão logo ver um filme desse mestre!!!

    Agora!!!


    Beijos do Lê.

    @le_cal


    Um comentário:

    1. Também aprecio este roterista. Conhecei-o pelos filmes Kill Bill e Kill Bill vol.2. A história, como você mnenciona, não é linear e quem assisti assimila os eventos de uma maneira diferente.

      Ele parece com o Samuel Rosa do Skank ^^'

      Um abraço, Leandro.

      ResponderExcluir