sexta-feira, 6 de maio de 2011

Rio (animação) - Crítica


Ainda bem que vi a animação "Rio" antes de ler as críticas. E faço aqui a minha, que será extremamente positiva. Acho que os críticos de cinema brasileiros são muito chatos e cospem no prato que comem. Mas vamos lá!

"Rio" é uma animação do diretor/produtor/roteirista Carlos Saldanha, da Blue Sky Studios (comprada pela 20th Century Fox). Ele foi co-diretor de A Era do Gelo e diretor de A Era do Gelo 2 e 3. 

Pra começo de conversa, digo que Rio é SIM um projeto pessoal do Carlos Saldanha. Vocês podem verificar isso nesse vídeo de 2006, o qual é uma entrevista dele para o Roda Viva, programa da TV Cultura. À época, estava para ser lançado A Era do Gelo 2. Numa parte da entrevista, Saldanha ressalta que gostaria muito de fazer uma animação que falasse do Brasil. Que era um projeto pessoal dele e que levaria isso para os estúdios discutirem. Ou seja, ele conseguiu o que queria com Rio, lançado 5 anos depois dessa entrevista. 



Muitos críticos de cinema não pesquisam as coisas antes de falaram de um filme e acabam por julgá-lo precipitadamente. Já vi alguns dizerem que Rio é puro marketing turístico. Que é oportunista, pois o Brasil é o país da próxima Copa e das próximas Olimpíadas. No entanto, esquecem que uma animação leva de 3 a 5 anos para ser finalizada. E quando surgiu a ideia original, Saldanha e os produtores não tinham nem noção disso tudo. Tudo bem que talvez eles tenham modificado algo no percurso da obra quando essas questões ficaram mais fortes no decorrer do tempo... Mas lembro: a ideia original é SIM um projeto pessoal de Carlos Saldanha! 

Mas e a história, fala do quê?

De uma ararinha azul (Blu) que foi roubada no Brasil e que foi encontrada por uma americana e criada por ela. Nunca aprendeu a voar. Para salvar a espécie, que está em extinção, sua dona terá de viajar até o Brasil para que haja o cruzamento das araras. Aí que começa a aventura de Blu e Jade (a outra arara azul). 



Prefiro não dar mais detalhes sobre o enredo para não estragar a sessão de cinema de vocês.

As imagens do Rio de Janeiro no filme são belíssimas. Mostra todos aqueles clichês que a gente está acostumado: o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, as praias cariocas, os morros. Algumas coisas são bem estereotipadas... O povo da cidade é retratado como bem alegre, falante, louco por Carnaval e futebol. A trilha sonora é extraordinária: em alguns momentos mostra uma mistura de samba com o pop e hip hop (de Will.I.Am, do Black Eyed Peas). Adorei também a música principal... E há um momento do filme no qual a Bossa Nova aparece e nos encanta. O samba também sempre está presente, é claro.

Um filme muito bonito. Você deve com toda certeza ir com sua namorada, esposa, família ao cinema. Leve seus filhos, se os tiver, pois eles receberão grandes lições com essa animação. Ela mostra a beleza do amor, a força da amizade, o carinho que devemos ter pelos animais... Rio é um excelente cartão-postal da cidade e do nosso país. Como qualquer filme com forte apelo infantil, não mostra os grandes problemas urbanos que existem no mundo todo. Não existe a droga, a prostituição, a violência com armas, o caos. Talvez alguma coisinha disso até apareça, mas de maneira bem camuflada. 

Mas, repito, o apelo do filme é infantil. Claro que nós adultos assistimos, pois a história nos encanta. Animações são assim. São um desprendimento da realidade... E nisso Rio cumpre bem o papel. Ele diverte e nos transporta para um mundo imaginário no qual os animais falam, onde tudo é belo, magnífico... Cinema pode ser isso também, não é? Toy Story foi isso. Wall-E, Up, Ratatouille, Shrek, também. Então, por que Rio deveria ser diferente? 

Aliás, críticos, por que essa animação não pode trazer estereótipos, clichês e tudo mais que a maioria das animações trazem?

Não mostrar o Pão de Açúcar, o Cristo, o Carnaval, Futebol?

Então quer dizer que O Rei Leão, que é ambientado no continente africano, não deveria trazer leões, zebras, elefantes?

A franquia Toy Story não deveria mostrar o American Way of Life? 

Críticos, vocês estão MUITO chatos, hein! Dá a impressão que o único objetivo de vocês na vida é acabar com toda e qualquer possibilidade de diversão dos outros.

Portanto, essa crítica é absolutamente positiva sobre o filme e eu o recomendo DEMAIS! Vão nos cinemas e se divirtam com essa bela história de amor e superação. E não se arrependerão. Parabéns, Carlos Saldanha, por mais uma grande obra (que é, inclusive, muito superior às suas outras).

Segue aqui o trailer da animação:





Abraço a todos e boa sessão de cinema!

@le_cal

3 comentários:

  1. Os críticos são tudo um bandi ********* HUSAHUSHAUSHAUSHUAHS Só sabem falar mal... e sempre tentam achar algo para criticar. Nunca sabem o que querem u.u
    Enfim, adooooorei a crítica!!! E defintivamente - assim que tiver um tempinho - irei assistir Rio!!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Rio é uma das melhores animações que eu vi desde Toy Story :B
    Eu tava desanimada pra ver, e acabei até chorando com o filme UHASUASH
    *-*

    ResponderExcluir
  3. Crítica muito construtiva e consciente. Parabéns!

    ResponderExcluir